domingo, 10 de junho de 2007

Wagner Rosato


Nunca fui muito ligado nesse assunto de "volta as origens", "árvore genealógica", etc. Mas esses dias fiquei sabendo de alguns fatos novos interessantes pra mim... primeiro e mais surpreendente é que meu sobrenome na realidade não é Rosatti... (essa era a coisa mais certa que eu sabia a meu respeito) mas meu sobrenome é "Rosato". Fui ver nos documentos de família e realmente, cada certidão tinha o sobrenome escrito de uma maneira diferente, e o primeiro era realmente Rosato. Pelo jeito, meu pai foi quem ganhou o primeiro sobrenome Rosatti, acho que por iniciativa do escrivão que deveria entender tudo de italianos, e percebeu logo ali um "erro". ("Ma che... se è italiano tem que sê com dois "T"... bello!) E a minha família veio de Sant'Eusanio del Sangro, província de Chieti e não de Chieti propriamente dita. Pesquisei a lista telefónica de lá e a cidade está infestada de "Rosato" e de "De Titta". Castelfrentano, ali grudado, também tem muitos "Rosato". Sangro é o nome do Rio que passa por ali, o Rio Sangro.

Nenhum comentário: